Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

O Fazedor de Montanhas

Provocar o questionamento sobre o problema do excesso de lixo gerado pelo homem. Inaugurada em setembro de 2006, essa é a proposta da instalação “O Fazedor de Montanhas”, que recebe esse nome em referência à montanha de resíduos que é produzida todos os dias. Só em São Paulo, são cerca de 15 mil toneladas diariamente.

Feito de isopor, espuma de poliuretano, papel e outros materiais reaproveitados, o catador de lixo, que mede 3 metros de altura, transmite tristeza ao olhar para o planeta. O mundo se torna pequeno em suas mãos, comparado à grande quantidade de lixo existente. O boneco gigantesco é acompanhado por seu cão e uma carroça de 7 metros de altura, que pesa quase 2 toneladas
 

A instalação dá a oportunidade para que as pessoas reflitam sobre a situação dos catadores de rua, que diariamente pilotam a carroça no meio do trânsito. José Valdeci Silveira, representado na figura do ‘Fazedor’, ficou um ano nas ruas como catador. Hoje, ele trabalha em uma cooperativa de recicláveis. “Quando eu fiquei desempregado, foi um jeito de sobreviver. Fico emocionado com todo mundo me olhando. Eu era visto como um mendigo e hoje as pessoas me vêem como cidadão”, diz.


Projetada pelo artista Silvio Galvão e executada pela Cooperaacs, a obra levou três meses para ficar pronta. “O Fazedor de Montanhas", que carrega nas costas a oportunidade de transformação, já percorreu centenas de quilômetros para divulgar a necessidade da redução do volume de lixo.





Assista ao vídeo:




Lugares onde a obra ficou exposta

2006
- Condomínio Conjunto Nacional

2007
- “2º Festival da Loucura”, em Barbacena (MG)
- Teatro Municipal de Mauá
- Shopping Mauá
- Adventure Sports Fair, na Bienal do Ibirapuera

2011
- Condomínio Conjunto Nacional (até dia 19/8)




Quem tiver interesse em levar a obra para ser exposta, basta entrar em contato com a Cooperaacs: cooperaacs@terra.com.br


http://www.ccn.com.br/fazedor_montanhas.php

Fonte: CCN

Um comentário:

  1. Muito legal essa escultura, com esse nome nos faz pensar mais.
    Parabéns pessoal.
    Sucesso!

    ResponderExcluir