Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

Saiba mais sobre o Natal Nacional!







Lixo que se transforma em arte, pessoas que se transformam no trabalho criativo: experiência pioneira na Avenida Paulista

Projeto baseado em três fundamentos:

Ecológico (utilização de materiais recicláveis)
Artístico (concepção da decoração natalina baseada na cultura brasileira)
Social (participação da comunidade na confecção dos artefatos)
A implantação do programa de coleta seletiva no Conjunto Nacional, em 1992, deu início a um processo de transformação do lixo em arte e geração de renda, com a criação do Natal Nacional, em 1999.
O edifício ostenta, em sua fachada e galerias, uma inovadora decoração natalina elaborada com materiais recicláveis e reutilizáveis. As peças decorativas são confeccionadas a partir de componentes separados do lixo gerado pelo próprio edifício, que é um dos maiores pontos de arrecadação de recicláveis do país.
O projeto é totalmente baseado nas tradições brasileiras, com personagens do nosso folclore e do imaginário religioso ganhando vida na fachada e na galeria do edifício, além de ter uma função sociocultural, contando com a participação de cooperativas e entidades assistenciais. Com isso, o lixo é transformado em arte pelas mãos habilidosas de artistas profissionais e moradores de comunidades carentes.
O Natal Nacional é uma forma de recriar a cultura da população que, ao ver materiais recicláveis enfeitando um dos cartões postais de São Paulo, também começa a reconstruir seus conceitos sobre uma sociedade mais sustentável, solidária e limpa.
Que a idéia cresça e se multiplique!

Fonte: CCN

Nenhum comentário:

Postar um comentário