A exposição alusiva ao romance "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, foi inaugurada no Condomínio Conjunto Nacional em julho/2005, como parte dos festejos do IV Centenário da primeira publicação dessa obra, uma das mais importantes da literatura universal.
Trata-se de esculturas de Dom Quixote, Sancho Pança e Cavalo Rocinante feitas com material reciclável, que permite uma aproximação dos visitantes com esse imprescindível texto, motivando neles sua leitura.
Foto: Érica Sena- 2009
O objetivo maior é mostrar o sonho quixotesco de José Tjurs em transformar a Avenida Paulista dos anos 50 na 5ª Avenida de Nova York.
“Este sonho foi concretizado pelo projeto de David Libeskind que resultou no Conjunto Nacional. Sonho e realização diária para todos que aqui vivem e trabalham. Espaço povoado por milhares de Quixotes e Sanchos que aqui deixam as marcas do seu caminho. O ideal perseguido, as lutas diárias, os objetivos alcançados com esperança e trabalho. Quixote e Sancho unidos naqueles que constroem e transformam com ousadia, realidade e humor”, ressalta Vilma Peramezza, idealizadora do projeto.
A ousadia da transformação ficou a cargo de Silvio Galvão, responsável pela criação e construção do Quixote e Sancho com uma equipe de doze artistas. Sandro Rodrigues, presidente da Cooperaacs, foi o responsável pela idealização do cavalo e montagem das esculturas, com uma equipe de dez artesãos.
As obras ficaram por quase um ano expostas no Conjunto Nacional e depois foram viajar para outros estados. Bem ao estilo Dom Quixote. Lugares onde a obra ficou exposta 2005 - Condomínio Conjunto Nacional 2006 - “1º Festival da Loucura”, em Barbacena (MG) - Feira de Ações Sociais, em Barra Mansa (RJ) - Exposição, em Penedo (RJ) - Teatro Municipal de Mauá 2008
- “3º Festival da Loucura”, em Barbacena (MG)
- "Centro Cultural Ataliba Barrocas", em Cordeirópolis (SP) 2009
- Condomínio Conjunto Nacional (1/6 a 12/8)
- "34ª Semana de Portinari", em Brodowski (Sp)
Materiais Utilizados DOM QUIXOTE 2.000 latinhas de coca-cola 2.000 lacres de latinha 30 quilos de papel
Sobras de isopor
SANCHO PANÇA
4.000 tampinhas de garrafa de cerveja 10 quilos de retalhos de pano 120 câmaras de bicicleta 30 quilos de papel Sobras de isopor
CAVALO ROCINANTE
200 metros de barras e sucatas de ferro 150 quilos de plástico duro e sucatas diversas 3.000 lacres de plástico para fixação das peças Pente, escovas, brinquedos, manequim, liquidificador, vassouras, relógio, óculos, medalha, pincel, lanterna, filtro, teclado de computador, calota, chapéu, cabo de guitarra, bomba de descarga, ferro de passar etc. Fonte: www.ccn.com.br/dom_quixote.php
Assistam a este vídeo !!!
Idealização - Conjunto Nacional Criação - Silvio Galvão Mestre Artesão - Sandro Rodrigues Execução - Cooperaacs
É um serviço de recolhimento de materiais, tais como:
papéis, papelão, plásticos em geral, metal e vidro, previamente separados na própria fonte geradora.
2- Arte decorativa
Os projetos de arte decorativa tem uma linguagem que une a cultura brasileira com a criatividade e consciência ambiental. São executados por artesãos e artistas plásticos sensibilizados por questões de sustentabilidade socioambiental.
3- Oficinas educativas
É uma prática arte-educativa voltada para crianças, adolescentes e adultos, visa incentivar os participantes a criarem seus próprios produtos a partir de reutilização de materias de reuso. Desenvolve o senso crítico, a coordenação motora e a criatividade.
4- Projetos Especiais
Os projetos especiais atendem solicitações personalizadas. Utilizam materiais e idéias fornecidas pelo próprio cliente.
A Cooperaacs é uma Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletivaé uma entidade civil, não-governamental. Criada em 2004 por um grupo de artesãos.
A Cooperaacs tem por finalidade social proporcionar o exercício e o aprimoramento da atividade profissional dos associados, com base na colaboração recíproca e através do trabalho promover a integração social de cidadãos que estejam em desvantagem no mercado econômico.
Visão
Ser referência em capacidade técnica na área artística e de coleta seletiva, tendo como base modelos de gestão social participativa, sustentabilidade, consumo consciente e inovação continua.
Missão
Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços destinados a interessados em sustentabilidade, tendo como matéria prima os recicláveis, visando à participação e integração do cliente e sua diversidade, contribuindo para o desenvolvimento social através de ações artísticas, educacionais, culturais e de apoio às atividades comunitárias.